Revitalização da Praça Tiradentes, cujas obras devem ser concluídas em agosto, já atrai novos negócios para a região, como um hotel de luxo com diária de R$ 1 mil
POR FELIPE FREIRE
Rio - Antigo reduto de prostituição, sobrados abandonados e moradores de rua, a Praça Tiradentes, no Centro do Rio, começa a ganhar contornos e personagens que tendem a transformá-la no mais novo corredor cultural da cidade. Para impulsionar ainda mais o empresariado e atrair públicos diversos, a prefeitura prevê para início de agosto a revitalização total do espaço histórico, parte do projeto Monumenta.
Entre tapumes, retroescavadeiras e pedreiros em ação, já surgem fachadas reformadas e algumas lojas recém-inauguradas na que promete se transformar na ‘nova Lapa’. Dono da tradicional gafieira Estudantina, Isidro Page acredita que a chegada de novas casas noturnas vai transformar o local em point boêmio.
As intervenções urbanas abrangem iluminação, alargamento do passeio público, construção de novas baias para carga e descarga, transferência do ponto final de ônibus para a Praça da República e para a Rua do Senado e a retirada das grades. O processo já proporciona uma mudança visual no comércio.
“A procura empresarial para projetos culturais se tornou frequente. Será a praça do próximo verão”, resumiu o subsecretário de Patrimônio Cultural do Rio, Washington Fajardo, que planeja parcerias com o setor privado em imóveis ociosos.
“Há 2 anos isso aqui estava abandonado, sem clientes. Desde fevereiro, quando abrimos, o movimento não para de crescer”, comemora um sócio do Adega do Pimenta, Gustavo Santiago dos Santos. Segundo o gerente da casa, Valdomiro Ferreira, o 2º andar terá shows de jazz.
Novo endereço de ateliês
Trinta e um postes de luz de época foram reformados, 129 novos pontos de iluminação, instalados, e as calçadas dos lados das ruas da Carioca e Sete de Setembro foram ampliadas. Já a cabine da Guarda Municipal será remodelada para dar segurança aos frequentadores.
Essa melhoria prepara o terreno para a chegada de empreendimentos que vão mudar o perfil do local. Um antigo bordel dará lugar ao luxuoso Hotel Paris, da rede francesa La Suite. “Será construído no antigo prédio que era ponto de prostituição. Diversas casas de design estão chegando no local”, completou o subsecretário Washington Fajardo.
Região com vocação para arte e cultura
Presidente do Polo Novo Rio Antigo, formado por comerciantes locais, o empresário Isnard Manso também aposta no futuro promissor da região, onde vai abrir a Galeteria Gaspar: “Estou há 15 anos aqui dando aulas de dança. A vocação artística e noturna do espaço, que vai ser uma expansão da Lapa, está sendo reconhecida”.
Sócia da sapataria Tic Tac, Luciana Petera já vislumbra projetos culturais no entorno da praça: “A ideia é ter uma feira como a da Rua do Lavradio no calçadão”.
fonte: ODIA online
Nenhum comentário:
Postar um comentário