Kassab quer alternativa jurídica para tirar da rua usuário de droga que recusar tratamento - O Globo:
Plantão | Publicada em 21/06/2011 às 21h05m
SP TV (cidades.online@oglobo.com.br)
SÃO PAULO - A Prefeitura de São Paulo busca uma alternativa jurídica para tirar da rua o dependente de drogas que recusar tratamento médico. A medida é polêmica. Um grupo de sete deputados circulou nesta terça-feira pelo bairro da Luz, na região da Cracolândia. Eles viram o que todo morador do bairro vê. Muita gente fumando crack a qualquer hora. E o número de dependentes químicos não para de aumentar.
Nesta segunda-feira, durante uma sabatina promovida pelo Jornal Folha de S. Paulo e pelo portal UOL, o prefeito Gilberto Kassab disse que busca uma alternativa jurídica para tirar os usuários de drogas mais comprometidos da Cracolândia.
- Existem casos em que a gente sabe que as pessoas não tem a menor condição de discernimento. O que está sendo examinado é se a gente pode fazer uma abordagem mais eficiente. Queremos encaminhar essas pessoas para a unidade de saúde para avaliação.
A ideia do prefeito depende de um consenso jurídico já que a Constituição Brasileira defende o direito de ir e vir a qualquer cidadão. No Ministério Público a iniciativa não foi bem recebida.
- O objetivo tem de ser a reinserção social. Tentar recuperar essas pessoas e levar elas de volta para sociedade, senão não vai servir pra nada ( a retirada da rua) se não houver rede de serviços planejadas na rede social e de saúde - diz Reynaldo Mapelli Júnior, coordenador da área de Saúde do Ministério Público de São Paulo.
- Não é possível tratar dessa questão complexa como se fosse um grupo, uma massa de pessoas. Ali existem indivíduos com perfis distintos e necessidades distintas. E você precisa aferir a necessidade de cada indivíduo. Não é possível tratar a questão como se fosse um coletivo único e amorfo - diz Daniela Skromov,defensora pública e coordenadora do núcleo de Direitos Humanos.
– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"
Nenhum comentário:
Postar um comentário