quarta-feira, 15 de junho de 2011

Tragédia e confusões de Edmundo no trânsito

Tragédia e confusões de Edmundo no trânsito - O Globo Online:

Publicada em 28/02/2007 às 16h56m
O Globo Online

Edmundo após grave acidente na Lagoa, que deixou três mortos / Foto: Arquivo

RIO - O jogador de futebol Edmundo Alves de Souza Neto se envolveu em várias confusões no trânsito. Condenado por homicídio culposo e lesões corporais em 1999 - depois de se envolver no acidente de trânsito quatro anos antes na Lagoa, no qual morreram três pessoas - o jogador continua solto por força de um hábeas-corpus concedido pela Justiça, até que seja julgado seu último recurso.

Na madrugada de 2 de dezembro de 1995, o carro que o jogador dirigia, um Jeep Cherokee, bateu em alta velocidade, conforme atestaram peritos, num Fiat na Avenida Borges de Medeiros. No acidente morreram três jovens: Joana Maria Couto, de 16 anos; Alessandra Cristini Perrota, de 20; e Carlos Pontes, de 23 (este o condutor do Fiat). Outras cinco pessoas também ficaram feridas. Edmundo ficou com um hematoma na testa.

Em dezembro de 2005, Edmundo foi flagrado dirigindo alcoolizado na Rua Mário Ribeiro, no Leblon (Zona Sul). O atleta chegou a ser detido por desacato a policiais militares. Na época, a Coordenadoria de Julgamento de Condutores do Detran abriu um processo administrativo para apurar a responsabilidade do condutor. O ofício do Instituto Médico Legal anexado ao processo aponta que, na ocasião, o jogador apresentava 1,97 gramas de álcool por litro de sangue, bem acima do permitido pela lei. Além da suspensão do direito de conduzir, o Detran puniu Edmundo com multa de R$ 957,7.

Em julho do mesmo ano, o jogador havia se envolvido numa batida de trânsito, no Jardim Botânico. O BMW prata, placa de São Paulo, dirigido por Edmundo bateu no Honda Accord do oficial de Justiça Alessandro Renato. O jogador estava acompanhado da ex-mulher de Romário, Mônica Santoro, e de outra mulher.

Edmundo não tinha, por outro lado, qualquer impedimento legal para continuar dirigindo. Na época em que se envolveu no grave acidente da Lagoa, as regras para a perda de habilitação eram diferentes das que estão em vigor desde 1998, com a criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Por meio da Comissão Cidadã, criada em 2000, o Detran-RJ passou a aplicar a suspensão do direito de dirigir aos motoristas envolvidos em acidentes graves, conforme prevê o código.

Em 1995, quando o atacante, então no Flamengo, se envolveu no acidente que provocou três mortes e ferimentos em cinco pessoas, as regras eram outras. O Artigo 77 do antigo as leis de trânsito estavam reunidas no Código Nacional de Trânsito (CNT) determinava que o condutor condenado por acidente devia ser submetido a novos exames.

Para aplicar a medida, no entanto, era preciso, primeiro, que a Justiça condenasse o condutor. Como o jogador ainda está recorrendo da decisão, o processo continua até que sejam esgotados todos os recursos cabíveis.

De acordo com os registros do Detran, Edmundo não havia cometido qualquer infração de trânsito até dezembro de 2005. Entre 1999 e 2003, no entanto, Edmundo colecionou 27 multas.

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