terça-feira, 15 de março de 2011

Frente fria que chega ao Rio na terça-feira traz ondas altas e ventos fortes

Isabela Bastos e Fernanda Baldioti


RIO - O Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) emitiu um aviso meteorológico de risco moderado, na tarde desta segunda-feira, alertando para a possibilidade de ocorrência de rajadas de ventos com picos de até 70 quilômetros por hora no Rio. O alerta, de cor laranja, informa que as condições atmosféricas favoráveis às rajadas valem até às 23 horas desta terça-feira. Uma frente fria que vem do litoral de São Paulo segue para o Rio, onde chegará nesta terça-feira. Segundo o Climatempo, a frente fria virá associada a um ciclone extratropical de moderada intensidade, que segue para alto-mar na terça, afastando-se cada vez mais do Brasil. No entanto, os ventos moderados a fortes provocados pelo ciclone vão deixar o mar agitado. As ondas ficarão maiores também na costa sul e sudeste do Brasil desta segunda até quarta-feira.

Nesta segunda, as ondas no Rio chegam a um metro, com rajadas de ventos de até 50 km/h. Já na terça, as ondas alcançarão de 1,5 a 2 m, com picos maiores previstos para a noite. As rajadas podem atingir até 65 km/h. De acordo com o Climatempo, na quarta-feira, o mar tende baixar e os ventos diminuem. Ainda assim, ondas de 1 a 2 metros devem ser observadas no Rio.

De acordo com boletim do InMet, o tempo fica ruim no Rio pelo menos até sexta-feira, com céu nublado e possibilidade de chuvas em pontos isolados do estado. As temperaturas deverão variar de 12 a 29 graus, dependendo da cidade.

No Grande Rio, a terça-feira será nublada, com chuvas já pela manhã em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá. O mesmo deverá acontecer na Capital. Na Baixada Fluminense, o céu amanhece encoberto, mas chuva mesmo só deverá acontecer à tarde.

A menor temperatura do estado, nesta segunda-feira, de 17,4 graus, foi registrada na Restinga da Marambaia, no Rio. A maior do Rio, de 33,5 graus, foi registrada no bairro da Saúde. Já a maior do estado, de 33,6 graus, foi verificada em Santo Antônio de Pádua.


fonte: O EXTRA online

Nenhum comentário: