segunda-feira, 28 de março de 2011

Lapa sofre com aumento de moradores de rua




Publicada em 28/03/2011 às 00h02m
Cibelle de Brito e Ruben Berta



Com os arcos da Lapa ao fundo, moradores de rua dormem num gramado: problema é crônico na região/Foto:Marcia Foletto - O Globo

RIO - Os moradores e frequentadores da Lapa reclamam que houve um aumento da população de rua nos últimos meses. Em mais uma tentativa de resolver o problema, que é crônico no bairro, o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Bethlem, publica amanhã uma resolução que cria um grupo que vai fazer um diagnóstico da situação na região e propor soluções.

Também deve ser aumentada a verba destinada este ano à proteção especial de alta complexidade, de R$ 15 milhões para R$ 23 milhões, voltada para a proteção de pessoas em situação de abandono.

O secretário ainda anunciou medidas específicas para crianças e adolescentes, como a instalação do abrigo Casa Viva a partir de maio, que será administrado em parceria com a Secretaria municipal de Saúde. A unidade funcionará como local de internação para menores com dependência química.

- A partir de abril, vamos aumentar o número de equipes de recolhimento nas ruas, com educadores sociais e assistentes. Também vamos estudar critérios e formas de abordagem dos menores juntamente com o Ministério Público e as varas da infância e juventude - explica Bethlem.

O Conselho Comunitário da Glória, em parceria com os órgãos municipais e o Iphan, realizou na manhã de ontem um mutirão para pintar o chafariz da 156. Segundo o presidente do conselho, Roberto Willian Walter, a depredação do espaço público é um reflexo da presença de mendigos no bairro.

- Sofremos com a bagunça, urina e fezes destas pessoas, sem falar dos mendigos agressivos com quem temos que conviver - diz Walter.

Além de aumentar o investimento no controle da população de rua, a prefeitura estuda outras melhorias para a Lapa. No sábado, durante o evento ''A Hora do Planeta'', o secretário municipal de Conservação, Carlos Osório, afirmou que os Arcos da Lapa devem ser o próximo monumento do Rio a ganhar uma iluminação em LED aos moldes da lançada no Cristo Redentor . O projeto já está pronto e tramita no Iphan.



fonte :O GLOBO

Nenhum comentário: