sábado, 26 de março de 2011

Prefeito Eduardo Paes entrega obras de restauração dos Arcos da Lapa




Próxima etapa será de recuperação do gradil de proteção do bondinho

25/03/2011

Foto: J.P. EngelbrechtO prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório; o superintendente do Iphan, Carlos Fernando Andrade; e Sérgio Ricardo Macedo, superintendente regional do Banco Santander, parceiro do projeto, entregaram concluída na noite desta sexta-feira, dia 25, a primeira fase da restauração dos Arcos da Lapa. O evento contou com apresentações dos grupos de percussão Afro Lata e de chorinho Choro na Feira.


O Aqueduto da Carioca (nome oficial dos Arcos) está sendo restaurado desde maio de 2010, através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do MinC, em um investimento de R$ 1,2 milhão, pela Lei Rouanet. Para a próxima etapa, R$ 500 mil serão aplicados na recuperação do gradil de proteção e no leito do bondinho, entre outras ações. Para valorizar o projeto de restauro, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, reformulou a iluminação monumental dos arcos, trocando os antigos projetores por novos. No total são 15 projetores (dez de 2.000 watts e cinco de 1.000 watts) que aumentaram a luminosidade em 30%, sem elevação do consumo de energia.


O prefeito Eduardo Paes falou da importância de recuperar um monumento localizado no "coração" da cidade:

 
Foto: J.P. Engelbrecht- Os Arcos da Lapa são um símbolo e uma marca dessa cidade. A Lapa é uma manifestação espontânea e temos que ajudar para que isso se consolide cada vez mais. Já temos colaborado para isso, com o fechamento das ruas às sextas e sábados, às 22h, permitindo que as pessoas possam caminhar livremente, melhorando as condições, oferecendo mais segurança, iluminação e, agora, recuperando os arcos, um monumento tão incrível.


As ações englobaram a realização de testes estruturais, escavações e pesquisas arqueológicas, a recomposição da alvenaria e a pintura do monumento e nelas foram empregadas 12 toneladas de cal de argamassa e 4 toneladas de cal. Esta primeira fase do projeto, na qual trabalharam 60 pessoas, direta e indiretamente, incluiu a formação de mão de obra especializada em técnicas antigas de revestimento e pintura, por meio de oficinas de restauro aplicadas no próprio local e que serão intensificadas nessa segunda fase. Durante as obras, também foi elaborada uma rica documentação sobre o monumento e seu histórico, que em breve será disponibilizada à sociedade.
O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Carlos Fernando Andrade, definiu o momento como "algo memorável":


- Essa é a maior estrutura urbana do Brasil Colônia. A maior contribuição que Portugal nos deixou em termos urbanos. O seu antigo nome era Aqueduto Carioca e foi substituído ao longo da história, mas garantiu, por exemplo, os nomes do Largo e da Rua quando trocou de função, passando a ser um viaduto utilizado pelos bondes. E, hoje, ele simboliza um espírito de impregnação da boemia, da identidade cultural do Rio. Talvez seja o monumento mais visitado na cidade, pois milhares de pessoas passam por aqui todos os dias e se identificam com ele - explicou Carlos, pedindo a colaboração da população para mantê-lo limpo e sem pichações.


Foto: J.P. EngelbrechtDurante o evento, o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, anunciou a execução da segunda etapa das obras de reforma do monumento, que incluem a recuperação do gradil de proteção e no leito do bondinho. Ele explicou a nova etapa dos trabalhos:


- A reforma e restauro dos Arcos da Lapa são de extrema importância para o Rio de Janeiro. Aqui temos o mais antigo monumento que se incorporou à cidade e simboliza o renascimento desse bairro tão característico e peculiar para os cariocas. Na segunda fase será feita a impermeabilização da linha do bonde e a verificação das estruturas e do gradil, para que possamos ter o monumento 100% restaurado, protegido e funcionando para ligar o coração do Centro da cidade ao charmoso bairro de Santa Teresa.


História


A construção dos arcos foi concluída em 1726 e refeita em 1750, devido a erros do projeto inicial. Ao longo do século XIX, o monumento perdeu sua função original, que era a de disponibilizar à população as águas do Rio Carioca, vindas de Santa Teresa, ganhando uma nova e inusitada utilidade: servir de passagem para uma linha de bondes elétricos, instalada em 1896. Por sua importância histórica e artística, o Iphan tombou os Arcos da Lapa em 1938.

 
Etapas da restauração podem ser acompanhadas por meio de redes sociais


O andamento das obras pode ser acompanhado pelo twitter (@arcosdagente), pelo facebook e também através de vídeos no youtube. Os detalhes completos estão no site www.arcosdagente.com.br.




Texto: Juliana Romar
Fotos: J.P. Engelbrecht

Nenhum comentário: