domingo, 6 de março de 2011

Lotação máxima de gringos






Ocupação de hotéis no Centro e Flamengo é de 99%. Sete em 10 turistas são estrangeiros

POR MARIA LUISA BARROS

Rio - O carnaval é carioca, mas os turistas foliões são também estrangeiros. De acordo com a Associação Brasileira de Hotéis (ABIH), sete em cada dez pessoas que vieram para o Rio são de outros países. Dos 750 mil visitantes que a cidade vai receber nesse período, 500 mil vêm de fora do Brasil. É o caso dos suecos Anna Holménlarsson, 20 anos, e seu namorado Andreas Sjôgren, 21 anos. “Sempre nos falavam que seria perigoso vir para cá, mas nunca vimos nem sofremos nenhum tipo de violência”, garantiu Andreas, no Rio há um mês. “Nunca nos perdemos. Todos são muito amigáveis aqui”, elogiou Anna.
Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia
Os suecos Anna e Andreas Sjôgren estão no Rio há um mês e são só elogios à cidade | Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia

Quem deixou para a última hora vai ter dificuldade para encontrar hospedagem. Os hotéis estão praticamente lotados. Segundo levantamento da ABIH do Rio de Janeiro, a média de ocupação hoteleira na capital para o Carnaval já ultrapassa os 95%. Os bairros do Flamengo e Centro estão com 99% dos quartos ocupados. Nos bairros de Copacabana, Leme e Ipanema, não há mais vagas em 97% dos leitos. No Leblon, o número chega a 95%.

A alta ocupação no Centro é atribuída pelo presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, à proximidade do Sambódromo e à variedade de blocos de rua. “A segurança gerada pela ocupação das comunidades e o fato de o Rio de Janeiro estar nos noticiários de todo o mundo como sede dos grandes eventos esportivos do calendário também contribuíram para a alta recorde”, afirmou. A ocupação hoteleira no interior do estado registra média de 88% de ocupação, com destaque para Búzios (95%) e Cabo Frio (90%), na Região dos Lagos.


fonte: Dia online

Nenhum comentário: