sábado, 19 de março de 2011

Prefeitura amplia funcionamento de 11 postos para atender pacientes com sintomas da dengue

Publicada em 19/03/2011 às 00h09m
Simone Candida


RIO - Por causa do crescimento do número de casos de dengue - esta semana, a quantidade de bairros da cidade com surto subiu de nove para 13 -, a Secretaria municipal de Saúde ampliou o horário e os dias de atendimento em 11 postos localizados em áreas consideradas prioritárias. Eles funcionarão agora das 8h às 20h, em vez das 8h às 17h. Além disso, o atendimento, que normalmente acontece apenas de segunda a sexta-feira, foi estendido aos fins de semana: aos sábados em todos eles e aos domingos em dez unidades. Na sexta-feira, o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, disse que os dados estatísticos indicam que o pico da doença está se aproximando.

( Saiba como se prevenir da doença )

( Confira os sintomas da doença )

- Estamos enfrentando um verão, como era esperado, com um aumento do número de casos. Todos os dados indicam que a gente já está chegando ao pico e fazendo a curva, nas próximas semanas, já para um cenário melhor. Acho que nos próximos dias teremos uma confirmação disso - afirmou.

" Todos os dados indicam que a gente já está chegando ao pico e fazendo a curva, nas próximas semanas, já para um cenário melhor "

Nas policlínicas e nos centros municipais de saúde onde ocorreu a mudança no funcionamento, todos os pacientes estão sendo atendidos de segunda a sexta-feira até as 17h. O horário especial - das 17h às 20h - é só para as pessoas com sintomas de dengue. No fim de semana é o mesmo sistema: só os pacientes com suspeita de terem contraído a doença são atendidos.

- Até o momento, a cidade está numa situação de normalidade. Mas temos todas as ferramentas para aumentar a capacidade de atendimento, se for necessário - disse Dohmann.

( Rio já tem quatro municípios com epidemia de dengue )
'Toda a cidade tem que ficar atenta'

Segundo o secretário, as unidades de atendimento do município estão dando conta da demanda, apesar do crescimento do número de casos:

- O importante é que está havendo capacidade de atendimento, sem nenhum tumulto por causa do aumento de número de casos. Independentemente disso, continuamos alertando a população para a questão da prevenção.

De acordo com o secretário, alguns bairros da região central da cidade, da Zona Norte e principalmente da Zona Oeste, como Guaratiba e Santa Cruz, preocupam bastante a prefeitura:

- Mas evito ficar particularizando porque toda a cidade tem que ficar atenta.

De acordo com o último balanço da Secretaria municipal de Saúde, em uma semana subiu para 13 o número de bairros com taxa de incidência acima de 300 casos por cem mil habitantes, o que caracteriza surto. O lugar com a mais alta taxa é Pedra de Guaratiba, com 1.119,3 casos por cem mil, seguida da Saúde (646,7 por cem mil). Desde o início do ano, já foram registrados 7.030 casos de dengue no município do Rio.


fonte:O GLOBO

Nenhum comentário: