quarta-feira, 23 de março de 2011

Solange Amaral deixa DEM em protesto contra Cesar Maia



Publicada em 22/03/2011 às 20h17m
Gerson Camarotti



A ex-deputada federal, Solange Amaral/Foto de Michel Filho

BRASÍLIA - A crise nacional que tomou conta do DEM nos últimos meses atingiu o diretório municipal no Rio e fez a primeira baixa: integrante da Executiva Nacional e presidente do DEM Mulher, a ex-deputada federal Solange Amaral (DEM-RJ) comunicou na noite desta terça-feira ao presidente do partido, senador José Agripino Maia (DEM-RN) sua decisão de deixar a legenda. A decisão de Solange pegou a cúpula do partido de surpresa e deve abrir espaço para uma debandada no DEM do Rio, em reação ao ex-prefeito Cesar Maia. A principal insatisfação dos filiados no Rio é com a postura de Cesar Maia, que decidiu comandar o diretório municipal da legenda, numa espécie de intervenção, já que o atual presidente é o ex-vereador Paulo Cerri. ( Leia também: Indio da Costa elogia PSD e critica DEM )

" O Cesar Maia já não lidera o partido. Ele impõe a sua vontade "

- O Cesar Maia já não lidera o partido. Ele impõe a sua vontade. Minha aliança política com ele já tinha 20 anos. Isso que o Cesar está fazendo não vai levar o DEM a lugar nenhum. Ser oposição é fiscalizar, propor. O papel da oposição não é agredir, odiar, impor. Chega! - desabafou Solange Amaral ao GLOBO.

Ela nega que tenha recebido convite para entrar em outro partido e avisa que só vai avaliar uma nova filiação no futuro. Mas critica duramente a forma como Cesar Maia decidiu fazer oposição a administração do prefeito Eduardo Paes (PMDB). O principal motivo da debandada de lideranças do DEM é o fato de que Cesar Maia está em negociação com o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) para fazer uma aliança nas eleições municipais do próximo ano. Para ter liberdade, Cesar Maia convocou uma reunião em sua residência na semana passada, onde decidiu assumir pessoalmente o diretório municipal.

- Não estou trocando de partido. Estou saindo do DEM. Fui leal ao Cesar Maia nesses 20 anos e estou sendo leal na saída. Ele é um quadro importante do DEM no Rio. Foi o que chegou mais longe na política. Mas, agora, por que esse tipo de atitude? - disse Solange que já foi secretária de Habitação na gestão Cesar Maia, e também disputou a prefeitura do Rio pelo DEM.


fonte : O GLOBO

Nenhum comentário: