terça-feira, 3 de maio de 2011

Ação anticrack: 'Clinica de Rua' será implementada

O DIA ONLINE - RIO - Ação anticrack: 'Clinica de Rua' será implementada:
POR ISABEL BOECHAT

Rio - Com o objetivo de reduzir os índices de roubos de pedestres na região de Madureira, na Zona Norte, policiais do 41º BPM (Irajá) fizeram uma operação, na manhã de ontem, nos morros do Cajueiro e Congonha, no mesmo bairro. Na ação, 83 usuários de crack foram recolhidos e encaminhados a abrigos do município. Segundo o tenente-coronel Alexandre Fontenelle, em dias de ação e recolhimento de viciados, os índices deste tipo de roubo caem em até 90%. A operação foi a terceira realizada em conjunto com a prefeitura com a finalidade de recolhimento de usuários de crack. A ideia é que elas ocorram mensalmente.

“Temos a meta de redução de 4% na mancha criminal na área e com operações frequentes conseguimos uma redução mensal de cerca de 30% nessa região de Madureira e adjacências com relação ao mesmo período do ano anterior”, elogiou o comandante Fontenelle.

No entanto, um dependente químico não é obrigado a permanecer nesses abrigos ou realizar um tratamento e, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, 80% desses usuários voltam às ruas.

‘Clínica de Rua’ será implementada

Segundo a subsecretária de Assistência Social, Mônica Blum, o município tenta agora implantar em Madureira o programa ‘Clínica de Rua’. Trata-se de um projeto com equipes multidisciplinares que cuidariam dos dependentes mais resistentes a entrar em tratamento.

Madureira é hoje o bairro do Rio com maior concentração de usuários de crack no Rio, junto com Centro e Jacarezinho.

O município deverá inaugurar ainda uma clínica para cuidar exclusivamente de crianças e adolescentes já viciados em crack. “Às vezes, recolhemos das ruas usuários com 8 anos”, lamenta a subsecretária.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário: