terça-feira, 17 de maio de 2011

Homossexuais realizam seminário na Câmara e pedem a deputados aprovação de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo - O Globo

Homossexuais realizam seminário na Câmara e pedem a deputados aprovação de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo - O Globo:
Publicada em 17/05/2011 às 15h06m
O GloboAgência Brasil e Agência Câmara



Seminário do movimento de luta contra a discriminação e de defesa dos direitos LGBT - Foto de Ailton de Freitas

BRASÍLIA - Gays, lésbicas, travestis e transexuais de todo o país estão reunidos nesta terça-feira na Câmara para pedir a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o casamento civil entre homossexuais. A reunião faz parte do 8º Seminário LGBT que tem como slogan 'Quem ama tem o direito de se casar'.

NO RIO : Governo lança campanha contra homofobia, e Cabral autoriza policiais e bombeiros a irem a Parada Gay uniformizados

A PEC, de autoria do deputado Jean Willys (PSOL-RJ), estende aos casais homossexuais os mesmos direitos que têm os heterossexuais. Segundo ele, a ideia do seminário surgiu depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de reconhecer a união para casais homossexuais.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Manuela D'Ávila (PcdoB-RS), disse que o que a PEC prevê não é o casamento religioso, mas apenas a igualdade de direitos civis.

Queremos que todos sejam iguais na mesma lei, tenham os mesmos direitos

- Queremos que todos sejam iguais na mesma lei, tenham os mesmos direitos - disse.

Para a senadora Marta Suplicy (PT-SP), essa é uma luta que deve continuar. Ela é relatora, no Senado, do projeto que criminaliza a homofobia.

- Temos de caminhar com estratégia, paciência, determinação - disse. - E no Senado teremos de ser negociadores, de conversar e avançar - completou.

O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) prometeu ir ao evento à tarde para mostrar sua posição contrária à PEC que prevê o casamento civil homossexual.

Durante seminário, Preta Gil assumiu ser bissexual

A cantora Preta Gil participou na Câmara de um seminário do movimento de luta contra a discriminação e de defesa dos direitos LGBT - Ailton de Freitas A cantora Preta Gil compareceu ao seminário na Câmara. Ao dar seu depoimento em favor dos direitos dos homossexuais, a filha de Gilberto Gil assumiu ser bissexual. Depois da declaração, foi aplaudida pelos demais participantes do evento.

NO CQC : Bolsonaro diz na TV que seus filhos não 'correm risco' de namorar negras ou virar gays porque foram 'muito bem educados'


No mês passado, a cantora se viu envolvida numa polêmica com Bolsonaro. Durante o programa 'CQC', da Band, Preta perguntou ao deputado o que ele faria se o filho se apaixonasse por uma mulher negra. Ele respondeu que os filhos não corriam esse risco, porque não tinham sido criados em um ambiente de promiscuidade como ela. No mesmo programa, Bolsonaro polemizou com declarações sobre os homossexuais.

Ativista anuncia abaixo-assinado em apoio a projeto contra homofobia

O presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros, Toni Reis, anunciou que vai entregar à presidente em exercício da Câmara, deputada Rose de Freitas, e ao presidente do Senado, José Sarney, um abaixo-assinado com cerca de 100 mil assinaturas em apoio ao projeto de lei que criminaliza os atos de homofobia.

Aprovado na Câmara em 2006, o projeto tramita na Comissão de Direitos Humanos do Senado. A votação estava prevista para a semana passada, mas foi adiada por pressão da bancada evangélica .

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário: