O DIA ONLINE - RIO - ‘Prefeitinhos’ patrulham as estações do metrô:
POR CRISTINE GERK
Rio - As 35 estações do metrô contam agora com a vigilância incansável de um grupo que se alterna entre atribuições típicas de psicólogos, bombeiros, médicos e guardas. São os gerentes de estação, conhecidos carinhosamente pelo nome de prefeitinhos. Os nove “soldados” passam o dia inteiro circulando pelas plataformas, como uma ouvidoria itinerante, para garantir que os problemas que afetam usuários sejam rapidamente resolvidos.
Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Os nove prefeitinhos do metrô na estação Cidade Nova: eles se alternam para patrulhar as 35 estações, até nos finais de semana | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
A equipe atua desde janeiro. Cada prefeitinho fica responsável por uma média de quatro estações. Para garantir que todas sejam patrulhadas entre as 7h e as 20h, o grupo se alterna em plantões. Quando o gerente não está presente na hora de algum incidente, “subprefeitos” acionam os “síndicos do metrô” por rádio para que eles se dirijam para o ponto de ação ou deem um comando imediato. O objetivo é humanizar o atendimento ao cliente e oferecer maior agilidade.
“As demandas mais recorrentes são problemas com o bilhete ou dúvidas quanto às linhas. Mas a gente patrulha também os entornos das estações. Vamos para a rua ver se tem lixo, moradores de rua, pessoas suspeitas. Se for o caso, acionamos Comlurb, Guarda Municipal”, conta Cláudia Murta, prefeitinha do trecho que vai da Cidade Nova até Maria da Graça. “Uma vez quase que um bebê nasceu no metrô, mas o levamos para o hospital e deu tempo” , diz.
As tarefas, às vezes, são surpreendentes. “Outro dia, um passageiro ficou desesperado porque estava indo para uma entrevista de emprego e ficou descalço. Um prefeitinho comprou um sapato para ele. Quando tem briga entre usuários, eles contornam também”, conta Flávio Rogério, supervisor dos prefeitinhos.
Investimento: ‘síndicos’ falam inglês e têm curso superior
A vantagem do serviço é mesmo dar mais autonomia para soluções locais, sem que o usuário enfrente a burocracia. “São 620 mil passageiros por dia, em média. Não dá para a empresa ficar vendo tudo”, pondera Flávio Rogério. De acordo com ele, as demandas maiores são nas estações da linha 2 pela manhã e nas estações do Centro, no fim da tarde. Os prefeitinhos têm curso superior e falam inglês. O modelo foi copiado do metrô de Hong Kong, na China, que possui uma rede cinco vezes maior que a nossa e é considerado um dos mais eficientes do mundo.
Nesse quesito, ainda estamos bem atrás. Ontem, por exemplo, houve um problema de interrupção de energia na via da Linha 2, por volta de 8h10.Os trens trafegaram com intervalos irregulares nesta linha e a circulação chegou a ficar interrompida entre as estações São Cristovão e Triagem. Às 8h27min a energia foi restabelecida.
Ônibus a GNV: bom para o meio ambiente e o bolso
O primeiro ônibus do Brasil movido a gás natural veicular (GNV) foi apresentado ontem pelo governo do Estado. O novo modelo diminui consideravelmente a emissão de gases poluentes e será expandido para toda a frota fluminense até 2016, quando o Rio sediará as Olimpíadas. O protótipo, que também utiliza óleo diesel como combustível, passa por testes e só deve começar a circular nas ruas em um ano.
De acordo com o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, o modelo flex poderá resultar em economia para os passageiros. Com o GNV, o gasto das empresas de ônibus será menor.
“Poderemos até chegar a uma redução de custo para o usuário final. Existe uma perspectiva muito boa de nós termos ganhos operacionais significativos que, em algum momento, poderão ser transferidos para o usuário final”, planeja o secretário.
A primeira linha a receber o modelo ainda não foi definida, mas já se sabe que será de trajeto intermunicipal. O ônibus flex se move utilizando até 90% de GNV. O combustível emite 20% menos gás carbônico — um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.
O Rio é o estado que concentra a maior frota de veículos leves com tecnologia GNV — 748 mil — e o maior número de postos de abastecimento: 514.
Integração
A integração entre ônibus municipal e trem está prevista para começar domingo, conforme O DIA noticio segunda-feira. A economia de quem usar o Bilhete Único Carioca durante cinco dias da semana pode chegar a R$ 844,80 por ano, pois as duas passagens somadas custarão apenas R$ 3,70.
COMO COMPRAR
O cartão pode ser solicitado pela Internet, no site www.cartaoriocard.com.br. O crédito mínimo deve ser de R$ 5.
POSTOS
O usuário também pode adquirir o cartão pré- carregado nas agências do Itaú credenciadas, postos de cadastramento e lojas RioCard. Confira alguns pontos de venda na cidade do Rio: Shopping Bangu — Rua Fonseca, nº 240, 2° andar; Central — Rua Cristiano Otoni, subsolo; Santa Cruz — Rua Fernanda 155; Centro — Rua da Ajuda 5; Botafogo — Rua Dona Mariana 48, térreo; Barra da Tijuca (Terminal Alvorada) — Avenida das Américas, s/nº; Campo Grande — Rua Dom Pedrito, nº 1; Irajá — Av. Monsenhor Felix 512; Madureira- Praça Armando Cruz, s/nº . Mais endereços no site www.cartaoriocard.com.br.
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