sexta-feira, 27 de maio de 2011

MEC vai refazer vídeos do kit anti-homofobia

O DIA ONLINE - EDUCAÇÃO - MEC vai refazer vídeos do kit anti-homofobia:
POR CELSO OLIVEIRA

Brasília - Apesar da suspensão de sua produção e distribuição, determinada pela presidenta Dilma Rousseff (PT), o kit anti-homofobia continua nos planos do Ministério da Educação (MEC). Mas será modificado. Ontem, o ministro Fernando Haddad anunciou que os vídeos, criticados por deputados da bancada religiosa, poderão ser “integralmente refeitos” e passarão pelo crivo de comissões do MEC e da Presidência antes de chegarem às escolas públicas.

Segundo o ministro, Dilma não gostou do conteúdo dos filmes, apesar de ela ter admitido ontem que viu apenas trechos que vazaram na Internet. A presidenta afirmou que o governo não pode fazer “propaganda de opção sexual”. “De nenhuma forma podemos interferir na vida privada das pessoas”, completou.

“A presidenta entendeu que o material não combate a homofobia. Para ela, não foi desenhado de maneira apropriada para promover o combate à violência, à humilhação e à evasão desse público da escola”, frisou Haddad.

Dilma determinou a criação de comissão de avaliação na Secretaria de Comunicação da Presidência, que cuidará de todo material produzido pelos ministérios “que dialoguem com questões relativas a costumes”, como o da Saúde também. O kit polêmico é destinado a jovens maiores de 15 anos do Ensino Médio em seis mil escolas.

A União dos Estudantes Secundaristas (Ubes) apoiou a suspensão do kit. “O vídeo no qual o rapaz é bissexual passa uma mensagem que levaria pessoas que ainda estão decidindo sobre sua sexualidade a adotar o bissexualismo”, disse o presidente da Ubes, Yann Evanovick.

Ocupado na organização do primeiro ‘casamento’ gay coletivo após o reconhecimento da união estável dos homossexuais, Cláudio Nascimento, comemora a decisão de manter o kit. Mas ele torce para que os vídeos não fiquem “higienizados e assépticos”. “Suspendê-lo seria um retrocesso”, ponderou ele, coordenador do programa Rio sem Homofobia.

União de 16 anos e planos de lua de mel

Dividindo o mesmo teto há 16 anos, a agente de endemias Cátia Cilene dos Santos, 42 anos, e a costureira Ana Cristina dos Santos, 43, contam os dias para realizar antigo sonho: elas estarão entre os 50 casais gays que assinarão contratos de união estável numa cerimônia coletiva no dia 10 de junho.
Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
Ana Cristina e Cátia Cilene estão juntas há 16 anos e criaram os três filhos da primeira: elas participarão de ‘casamento’ gay coletivo do governo | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

“A legislação ainda não nos ampara, mas vamos aproveitar esse marco histórico na luta da causa LGBT”, diz Cátia. Ana Cristina planeja a lua-de-mel em Poços de Caldas. “Estou ansiosa”, diz ela, que criou seus 3 filhos ao lado de Cátia, “num ambiente de companheirismo e paz”.

Doze casais já se cadastraram

O contrato de união estável, registrado em cartório, será entregue aos casais dia 25, no 1º Seminário Fluminense entre Casais Homoafetivos.

As inscrições para o ‘casamento’ coletivo vão até terça-feira. Só há vagas para 50 casais e 12 já se cadastraram. Para se inscrever, é preciso mandar email para riosemhomofobia@social.rj.gov.br ou ligar para o Disque Cidadania LGBT: 0800-0234567 .

A celebração coletiva contará com bufê e bolo com bonequinhos de um casal gay, um lésbico e um transexual. O governador Sérgio Cabral confirmou presença.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Um comentário:

Anônimo disse...

Estamos juntos contra a homofobia!