sexta-feira, 27 de maio de 2011

Especialistas apontam as três tecnologias emergentes que melhor ajudam os empreendedores - O Globo

Especialistas apontam as três tecnologias emergentes que melhor ajudam os empreendedores - O Globo:
Publicada em 25/05/2011 às 20h50m
O Globo


RIO - Para que um novo negócio dê certo é preciso mais do que veia empreendedora. Na era da internet, três ferramentas inovadoras podem otimizar processos e acelerar tomadas de decisão, dizem especialistas. Além da web como estratégia de relacionamento com o cliente, via redes sociais, tecnologias emergentes como cloud computing e mobile-commerce podem ser o empurrãozinho que falta para produtos e serviços ganharem o mercado.

- Entre as principais missões das tecnologias emergentes está a capacidade de gerenciar o relacionamento com clientes e os investimentos realizados, além de utilizar as informações a favor do crescimento da empresa, ganhando mercado de uma forma nunca antes experimentada e num curto espaço de tempo - resume Ezequias Sena, presidente da Online Brasil, de soluções inteligentes em data centers.

O processo de fidelizar consumidores, por exemplo, nunca foi tão rápido e fácil com a ajuda das redes sociais. Para Sena, não há mais como ignorar a revolução que vem sendo empreendida por comunidades virtuais como Facebook, Twitter e Orkut:

- As empresas devem aprender a tirar maior proveito desse networking, ativando seus canais de marketing e de recrutamento de mão de obra especializada. São ferramentas que certamente contribuem não só para o crescimento profissional, mas também para melhorar a comunicação das empresas com os seus stakeholders, o que multiplica o volume de negócios.

Para Fernando de la Riva, sócio-diretor da Concrete Solutions, consultoria em TI e desenvolvimento de software, as redes sociais têm um potencial enorme não só de criar novas receitas, mas também de gerar um novo ciclo de crescimento econômico:

- Hoje não dá para falar de web sem mencionar as redes sociais e o conceito de mobilidade. A empresa que ignorar esse fenômeno perderá o contato com seu cliente. E isso pode ser fatal.

Já a estratégia de computação em nuvem ou cloud computing - que consiste no uso de programas e serviços on-line, sem a necessidade de armazenamento físico em computadores - permite que as empresas reduzam gastos com servidores e evitem problemas técnicos em momentos de pico.

- O resultado é aumento da competitividade, pois a tecnologia permite direcionar investimentos para outras áreas, como marketing, comercial e pesquisa e desenvolvimento. Os clientes também ficam mais satisfeitos, já que não têm que tolerar serviços lentos em datas de muito movimento, como Natal e Dia das Mães, pois a capacidade de armazenamento e processamento da nuvem se adapta - explica Riva.

Pegando como base o crescimento do mercado de vendas on-line e a difusão de smartphones, os profissionais também destacam a evolução do m-commerce (ou mobile commerce), que contempla a comercialização de produtos via celular.

- A revolução da telefonia móvel vem causando alvoroço em vários setores da economia, principalmente naqueles que têm o consumidor final como seu público-alvo. A tecnologia 3G, que permite acesso à internet via telefone celular, já representa 11% dos aparelhos, o que soma mais de 200 milhões. É uma tendência que vai pegar - aposta Sena.

O ideal, no entanto, é que as organizações aproveitem as vantagens competitivas de todas essas tecnologias simultaneamente e de forma complementar, ensina Riva:

- O ideal é que as empresas entreguem seus produtos e serviços de forma transparente na web, via mobile ou através das redes sociais. E também tenham seus servidores na nuvem, a fim de se adaptar continuamente à demanda.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário: