segunda-feira, 23 de maio de 2011

SMAS inaugura CASA VIVA para acolhimento e atendimento especializado a crianças e adolescentes com envolvimento com drogas



A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) inaugura amanhã, dia 24, a CASA VIVA, novo espaço em Laranjeiras destinado ao acolhimento e atendimento especializado a crianças e adolescentes com envolvimento com drogas. Em parceria com Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), a unidade irá atender 25 crianças e adolescentes que foram retirados das ruas.

Na CASA VIVA, os jovens irão receber todo o suporte necessário à sua recuperação. Será um espaço diferenciado, com tratamento individualizado em saúde e na área psicossocial, além de atividades recreativas, passeios e outras programações de entretenimento. A proposta é um ambiente lúdico e acolhedor com brinquedoteca, biblioteca, sala de jogos, TV e videogame, área de convivência e de lazer, ao ar livre. Ao chegar, todos receberão uniforme e kit de higiene.

- Não adianta só retirar essas pessoas das ruas, é preciso fazer mais. É um trabalho de insistência e por isso temos que oferecer novas possibilidades para que eles queiram retornar às suas famílias e voltar à viver com dignidade -, observa o secretário Municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem.

O atendimento será realizado na modalidade de Casa Lar Especializada, com prestação de assistência médica, social e psicológica, e terapias alternativas auxiliares. O trabalho terá como foco a reinserção familiar e comunitária, sempre com reforço nos vínculos familiares das crianças e dos adolescentes. A equipe será formada por médico, enfermeiro, técnicos em enfermagem, psicólogo, pedagogo, assistentes sociais, educadores sociais, musicoterapeuta, e também terá o apoio dos profissionais que atuam nos centros municipais de Acolhimento, Referência de Assistência Social (CRAS) e Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A CASA VIVA tem como objetivo principal a recuperação do ser humano. Como o próprio nome já diz, o destaque na casa é a vida. Com muito verde e cores alegres, a ideia é fazer com que os cômodos traduzam a presença de seus moradores e que a casa seja muito mais do que um espaço de recuperação, mas um lar provisório até que consigam reconstruírem suas vidas.



Postado por Rodrigo Bethlem

Nenhum comentário: