quinta-feira, 12 de maio de 2011

OAB do Ceará levará denúncia ao MPF contra mensagens de discriminação a nordestinos no Twitter - O Globo

OAB do Ceará levará denúncia ao MPF contra mensagens de discriminação a nordestinos no Twitter - O Globo:
Publicada em 12/05/2011 às 14h36m
Isabela Martin



FORTALEZA - A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) entrará nesta quinta-feira com notícia crime no Ministério Público Federal contra Amanda Régis e Lucian Farah por injúria qualificada e discriminação. Na quarta-feira, nos momentos finais da partida entre Flamengo e Ceará, que desclassificou o time carioca, os dois internautas postaram declarações preconceituosas contra os nordestinos.

OUTRO CASO : Estudante de Direito acusada de comentários preconceituosos contra nordestinos no Twitter perde estágio

A estudante da cidade de Navegantes (Santa Catarina), que se identifica no microblog como Amanda Régis, escreveu: 'Esses nordestinos pardos, bugres, índios acham que tem moral, cambada de feios. Não é à toa que não gosto desse tipo de raça'.

Após a reação que levou o hashtag #orgulhodesernordestino ao topo dos Trending Topics do Brasil, a internauta apagou o comentário e nesta quinta-feira tentou se desculpar:

'Meu deus gente, agi por impulso por causa do flamengo, não tenho nada contra nordestinos....desculpa ai galera. JAMAIS DEVERIA TER FEITO ISSO'.

Já Lucian Farah afirmou em uma mensagem: 'Acho que eh soo .. bando de viado que roobaram esse jogo (sic)... nordestinos burros!'

Em outra, o internauta xingou os nordestinos e conclui:

'Só vim no twitter falar o qnto os NORDESTINOS é (sic) a DESGRAÇA do brasil.. pqp ! bando de gnt retardada qe acham que sabe de alguma coisa'

Em novo post, Farah tentou explicar o xingamento:

'Como brasileiro, TORÇO sim ! e quando torço, sou FANÁTICO ! e qdo sou fanático, eu xingo msm ! mas ontem me exaltei e fui alé disso ! qdo me referi aos nordestinos, queria me referir inteiramente ao time do ceara. e tenho CERTEZA que nao fui o unico a xingar os nordestinos'

O presidente da OAB-CE, Valdetário Andrade Monteiro, disse que qualquer forma de preconceito deve ser combatida e mais ainda quando se refere ao racismo.

'A Constituição Federal trata todos iguais, sem distinção de qualquer natureza. Não podemos permitir que a pessoa, com um certo grau de conhecimento, se utilize da internet para disseminar prática de racismo'.

No Twitter, Valdetário havia escrito: 'O criminalista @leandrovasques colabora nas peças jurídicas para o combate ao racismo contra nordestinos, via internet. A OABCE vai ao MPF'.

Em seguida, acrescentou : 'Não aceitaremos ataques ao povo cearense, com discriminação clara. O futebol deve unir o nosso povo, jamais segregar por questões racistas'.

Ele informou ainda pelo microblog que estão sendo preparadas petições para 'imediata repulsa' ao racismo contra os cearenses

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário: