domingo, 22 de maio de 2011

Arcos da Lapa são pichados a menos de um mês de finalização de pintura




Plantão | Publicada em 21/05/2011 às 16h33m
O Globo, com a colaboração do leitor Silmas Pareico


Eu-repórter: Arcos da Lapa voltam a ser pichados após pintura / Foto do leitor Silmas Pareico

RIO - Depois do investimento de R$ 1,2 milhão na primeira etapa da restauração dos Arcos da Lapa , no Centro do Rio, e a menos de um mês da conclusão dos trabalhos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a estrutura está com a base pichada. De acordo com o leitor Silmas Pareico, que trabalha no comércio da região, a depredação vem ocorrendo há três semanas.

"Os Arcos acabaram de ser reformados e isso é dinheiro do contribuinte. Vemos constantemente famílias inteiras se instalando ali e até fazendo fogueira. As pichações também são comuns. O que mais me incomoda é que de um lado está a base da prefeitura e, de outro, uma viatura da Polícia Militar. Será que ninguém pode fazer nada para evitar isso?", questionou.

LEIA TAMBÉM:Sacolas de lixo são despejadas no meio da Rua do Lavradio, na Lapa

PARTICIPE:Viu algum local depredado? Envie seu relato, fotos e vídeos

FACEBOOK:Acompanhe o GLOBO na rede social

A Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) informou que atua regularmente na área por meio do programa Lapa Legal e que a fiscalização no local será intensificada. Já a Polícia Militar esclareceu que é dever do policial prender em flagrante o autor da pichação. A PM ressaltou, ainda, que o patrulhamento na localidade é realizado por 24 horas com viaturas, policiais a pé e de bicicleta.

A Guarda Municipal informou que 30 agentes atuam constantemente na Lapa. Denúncias podem ser registradas pelo telefone 1746.

O Iphan pretende pintar constantemente os Arcos, visto que a ação do mofo e de vândalos é constante. A próxima etapa da restauração deve ter início ainda em maio, em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva). Nesta fase, o objetivo é recuperar o gradil de proteção e do leito do bondinho, com investimentos de mais R$ 500 mil do banco Santander.

A construção dos Arcos da Lapa foi concluída em 1726 e refeita em 1750, devido a erros do projeto inicial. Ao longo do século XIX, o monumento perdeu sua função original, que era a de disponibilizar à população as águas do Rio Carioca, vindas de Santa Teresa, ganhando uma nova e inusitada utilidade: servir de passagem para uma linha de bondes elétricos, instalada em 1896. Por sua importância histórica e artística, o Iphan tombou os Arcos da Lapa em 1938.



FONTE: O GLOBO ONLINE

Nenhum comentário: